Mensagens

21/05/2018 11:59 - Atualizado em 21/05/2018 11:59

A Máquina da Verdade

Ficar exposto é uma das interações que mais assusta as pessoas. Em qualquer cultura ou época, existem comportamentos que são esperados de cada indivíduo, e exercem forte pressão sobre as convicções, costumes e declarações.

Ao observar fotos antigas, exibindo detalhes como cortes de cabelo, cores e modelos das roupas, ambientes frequentados, pessoas que influenciavam, da até pra sentir um pouco de embaraço e logo vem à pergunta: como tinha coragem de vestir assim? ou, por que o distanciamento daquele amigo tão querido?

Os comportamentos e escolhas do passado e do presente vão formando um indivíduo que interage em diversos ambientes, mas raramente se expõe à sociedade.

Aí é que a família faz uma grande diferença. O indivíduo, no ambiente familiar, não apenas interage. SE EXPÕE DE VERDADE. É na intimidade das relações afetivas de um lar que as convicções, costumes de declarações revelam integralmente quem é o indivíduo. Como se fosse uma Máquina da Verdade, frequentemente inventada e explorada nas obras de ficção.

Essa máquina da verdade existe! A forma é de uma porta. Aquela porta que faz separação entre a varanda e a sala, ou entre o corredor do condomínio e o apartamento. Tem em toda casa. E não conheço nenhuma que tenha defeito.

O Rei Salomão declara no livro dos Provérbios 27.17, “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo”. Uma boa descrição do princípio de funcionamento desta máquina de revelar pessoas. São os relacionamentos, que “amolam/afiam” os indivíduos. É através de um pai amoroso, mas rigoroso que se “afia” filhos afetuosos e capazes de lidar com as conquistas e derrotas de uma vida. É a delicadeza e inquietação de uma esposa que “aguça” um marido atento às necessidades do lar. Um olhar encorajador ou reprovador, de um irmão pode “dar a têmpera” necessária diante de um risco iminente.

Viver o Reino de Deus no Lar é profundamente desafiador, e é onde a comunhão de cada indivíduo – exposto – com Deus causa maior impacto. A família é a maior beneficiária de um indivíduo que “Vive o Reino de Deus.”

Flávio de Souza Quadra

Recentes

Mensagem - Jubileu de Pinheiro

Pastoral

Jubileu de Pinheiro

Mensagem - A selecao de Jesus e vitoriosa

Pastoral

A seleção de Jesus é vitoriosa!

Mensagem - Ser Pastor

Pastoral

Ser Pastor

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.