Mensagens

29/10/2014 0:40 - Atualizado em 29/10/2014 0:40

A necessidade de examinar a si mesmo

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice” (1 Co 11.28)

Para participar da Ceia do Senhor dignamente, conforme diz a Palavra de Deus, convém que cada um faça um exame introspectivo.

O preparo para a celebração da Ceia do Senhor requer que façamos um exame espiritual, procurando esquadrinhar o nosso coração junto a Palavra de Deus.

O examinar-nos a nós mesmos com a Palavra de Deus é um dever imposto, “examine-se, pois, o homem a si mesmo”. Algumas razões devem nos levar a esse exame:

Primeiro: Existem muitos falsos professos no mundo cristão de hoje (“Muitos me dirão naquele dia…”, Mt 7.22). Sem um autoexame podemos enganar a nós mesmos naquilo que é mais severo: a eternidade sem a Graça de Jesus ou a Sua presença misericordiosa. Por isso é bom se examinar antes de tomar a Ceia do Senhor. De outra forma comemos e bebemos indignamente e isso não é proveitoso
(I Co. 11.27-32).

Segundo: É necessário o autoexame, pois pretendemos comer “deste pão”, que é excelente. É o pão da Ceia do Senhor, portanto “deste pão” é “do Senhor”. “Deste cálice” é aquele cálice que é impregnado pelo amor sacrifical “do Senhor”. Antes de usufruir aquilo que nos conduz à reflexão sobre o Salvador e Seu sangue precioso, convém verificar se comemos de mãos limpas, de coração puro e de uma vida santa.

Terceiro: É necessário porque o tempo para o arrependimento e mudança de vida é o AGORA, não o amanhã.

Jesus indagou: “Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial?” (Mt 22.12). É prudente nos indagar agora quando há tempo, aquilo que Deus vai indagar no futuro quando não terá mais tempo para se preparar. Reconhecer e se arrepender dos pecados ocultos é difícil, mas necessário.

O apóstolo João ensina que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1.9).

Precisamos ter este sangue cobrindo a nudez e vergonha dos nossos pecados antes que seja descoberto diante do Trono de Deus, na eternidade.

Quando o cristão é examinado a graça de Deus se manifesta melhor e conforta-o. Portanto é bom nos examinar, pois Deus vai examinar todos, e também por causa do conforto e a segurança que tal sondagem traz ao coração.

Pr. Arlécio Franco Costa

Recentes

Mensagem - Luzes do Natal

Artes

Luzes do Natal

Mensagem - Nasceu a esperanca

Pastoral

Nasceu a esperança!

Mensagem - Missoes no Oeste da Africa

Evangelismo e Missões

Missões no Oeste da África

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.