Mensagens

28/11/2016 15:21 - Atualizado em 28/11/2016 15:21

Advento de Jesus, o Messias

A palavra “Messias” em hebraico significa o “Ungido”, significando especialmente o Rei. Os israelitas acreditavam na palavra de Deus que Ele haveria de enviar-lhes um rei ou Messias para salvá-los; esta era a expectativa messiânica dos israelitas. Neste sentido, Jesus Cristo veio como o Esperado de Deus.

No entanto, equivocadamente, os israelitas entendiam a vinda do Messias com a expectativa de um reino terreno. Ele, o Messias, haveria de expulsar os dominadores romanos e, assim, estabelecer um reino forte e glorioso.

O propósito de Deus, ao enviar o Seu Filho Unigênito era de restaurar o homem perdido, oferecendo-lhe o perdão e a salvação eterna. Era, portanto, o estabelecimento de um “… reino de justiça, de paz e de alegria no Espírito Santo.” (Rm 14.17).

O próprio Jesus declarou que “…o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19.10).

Jesus veio para estabelecer o Reino do Céu na Terra, restaurando os homens decaídos como cidadãos do Reino celeste. Por este motivo Ele mandou que seus discípulos orassem para que a vontade de Deus fosse feita, assim na Terra como no Céu (Mt 6.10). Ele também os exortou a se arrependerem, pois era chegado o Reino do Céu (Mt 4.17).

Como se afirma claramente na Bíblia, Jesus expressou em suas palavras e obras o desejo de levar o povo a acreditar que Ele era o Messias. Quando as pessoas lhe perguntaram o que deviam fazer para executarem as obras de Deus, Ele respondeu dizendo: “A obra de Deus é esta: que acrediteis naquele que Ele enviou” (Jo 6.29).

Jesus lamentou-se pela descrença e obstinação do povo dizendo:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e tu não quiseste!” (Mt 23.37).

Jesus censurou-os por sua ignorância, que os impedia de acreditar nEle, mesmo quando liam as Escrituras, que davam testemunho sobre Ele, e disse com grande tristeza: “Examinais as Escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida.” (Jo 5.39-40).

Passados 2.000 anos da vinda do Senhor Jesus, muitos continuam ignorando a mensagem do Advento. Insensíveis quanto ao Primeiro Advento e ignorantes quanto ao Segundo Advento.

O livro de Atos registra no capítulo 1, verso 11, que após a ascensão de Jesus ao céu, dois anjos aparecerem e disseram aos discípulos: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”

Sim, assim como no primeiro Advento, Jesus voltará para buscar a Sua igreja. Não mais como Salvador e, sim, como Juiz.

Aguardemos, pois, com alegre expectativa o segundo Advento. E, como escreveu o apóstolo João, na ilha de Patmos, possamos dizer: “VEM, SENHOR JESUS!” (Apocalipse 22.20b).

Pr. Arlécio Franco Costa

Recentes

Mensagem - Luzes do Natal

Artes

Luzes do Natal

Mensagem - Nasceu a esperanca

Pastoral

Nasceu a esperança!

Mensagem - Missoes no Oeste da Africa

Evangelismo e Missões

Missões no Oeste da África

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.