Mensagens

4/02/2016 2:18 - Atualizado em 4/02/2016 2:18

Arrependimento

O profeta Jeremias, em Lamentações 3.40-42 exorta-nos, dizendo: “Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Deus Eterno. Abramos o nosso coração a Deus, que está no céu, e oremos assim: Ó Deus, nós pecamos, nos revoltamos e não nos perdoaste.” E, no verso 31, o profeta afirma: “O Deus Eterno não rejeita ninguém para sempre.” (A Bíblia na Linguagem de Hoje).

A leitura dessas palavras devem nos levar à reflexão sobre a necessidade que temos, como cristãos tementes a Deus, em reconhecer os nossos pecados e, arrependidos, buscarmos o perdão divino. Ao que nos parece, nem sempre entendemos o significado real do arrependimento.

Li, em algum lugar, o seguinte comentário: “Na Guatemala, a tribo de índios kekchi tem uma boa palavra para arrependimento, cujo sentido é: “dói meu coração”. Distante dali, no interior da África, a tribo baouli tem um vocábulo talvez ainda melhor; o termo que usam quer dizer: “dói tanto que quero desistir disso”. Isto, segundo o profeta, é o que o Senhor espera de Seus filhos pecadores, quando disse: “Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Deus Eterno”.

O arrependimento é uma convicção pessoal acerca do nosso relacionamento errado com Deus e a busca sincera dos princípios e valores da Palavra de Deus, aplicando-os em nosso viver. Devemos, sim, buscar a Palavra de Deus para dentro de nós, e examinarmos os nossos caminhos.

Na África existe uma interessante palavra tribal que descreve o que acontece ao coração de uma pessoa que se arrepende. Dizem eles: “torna-se consertado”. Isto é justamente o que Deus deseja: consertar todas as coisas torcidas, endireitar tudo o que está torto!

Os ímpios podem considerar o arrependimento como um sinal de fraqueza, mas o arrependimento conduz o arrependido ao Deus Eterno com laços que não se podem romper. Neste tempo de tanta transgressão, arrependimento é a nossa necessidade maior. João, o batista, já apregoava: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.” (Mateus 3.8).

Pr. Arlécio Franco Costa

Recentes

Mensagem - O Culto Cristao

Pastoral

O Culto Cristão

Mensagem - Diaconia

Diaconal

Diaconia

Mensagem - Dia Batista de Oracao Mundial

Oração

Dia Batista de Oração Mundial

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.