Mensagens

19/02/2018 12:07 - Atualizado em 19/02/2018 12:07

Corrupção

O que está acontecendo com os seres humanos, afinal? Por que nos é tão difícil fazer as coisas certas? Por que é tão difícil saber o que é certo? Por que há tanto conflito dentro e entre nós? Nenhuma consideração realista da ética pode ir muito longe sem se defrontar c om essas questões dolorosas e desencorajadoras.

O diagnóstico cristão da causa primeira desta desalentadora condição humana é: pecado. Aqueles que se voltam para o cristianismo em busca de um significado de vida e esperança, ouvem antes de tudo, péssimas notícias. O problema ético e moral do homem não é insignificante. É extremamente sério. A razão para nossa incapacidade moral e confusão ética é que somos possuídos e arruinados pelo poder maligno. A influência do mal sobre nós é penetrante, profunda, e as consequências, desastrosas. No que diz respeito aos recursos humanos, somos desesperançadamente corruptos.

É importante notar que o pecado, como descrito nas Escrituras, é o aniquilamento do bem. O mal não tem existência independente. Neste aspecto a compreensão cristã do mal é diferente da de outras filosofias e religiões que ensinam que uma força má sempre existiu e trabalhou contra o poder bom de Deus. A Bíblia, por outro lado, ensina que Deus, em Sua bondade, existe desde toda a eternidade, e que o mal emergiu e alastrou-se dentre de Sua boa criação.

Os detalhes da origem do mal são envolvidos em mistério. Entretanto, a natureza do mal como distorção do que era bom é claramente revelada. Qualquer coisa má é alguma coisa boa que saiu do controle. Por exemplo:

a) Orgulho é amor-próprio aumentado desproporcionalmente.
b) Luxúria é o impulso sexual descontrolado ou mal dirigido.
c) Ganância é a apreciação por coisas materiais que se tornou idolatria ou egoísmo.

Cada vício é uma virtude colocada de cabeça para baixo, ou virada pelo avesso. Toda coisa má é alguma coisa que se corrompeu.
A fonte e o mentor de todo mal é Lúcifer, um anjo decaído.

(Extraído do livro Ética Cristã Para Hoje, pgs.21,22)

Recentes

Mensagem - Eis-me aqui, Envia-me a mim

Jovens e Adolescentes

Eis-me aqui, Envia-me a mim

Mensagem - Porque devo ser batizado

Pastoral

Porque devo ser batizado?

Miniatura - Vivendo o Reino de Deus Aqui

Educação Cristã

Onde estás?

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.