Mensagens

6/11/2015 18:19 - Atualizado em 6/11/2015 18:19

Dia do Diácono Batista… Ser Diácono!

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sento esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.” Lucas 6.1-2

O Diaconato é o único Ministério Cristão a originar-se de um fato social. Ele surgiu de uma necessidade da Igreja Primitiva, bem documentada em Atos 6, a qual visava resolver um problema imediato e não havia portanto, tempo para que os apóstolos pensassem em uma intensa lista de requisitos para os futuros diáconos. As exigências então para o exercício desse ofício são elevadas.

O texto, então, apresenta apenas três exigências básicas: Ter Boa Reputação, Ter Vida Espiritual Sadia e Ter Sabedoria.

Em I Timóteo 3.8-13, verifica-se outras exigências no âmbito das Relações Sociais como: Ser Respeitável, de Uma só Palavra, Não Inclinados a Muito Vinho e Não Cobiçosos.

Já do ponto de vista pessoal – Vida Espiritual: Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

Com o crescimento da Igreja, o atendimento dado ao povo que ia às reuniões, ficava cada vez mais deficiente e os Apóstolos não deveriam deixar suas funções pastorais para resolver estes problemas sociais. Daí decidiram escolher sete homens de boa reputação, que foram apresentados pelos discípulos, para esse ministério diaconal.

Com a função primordial de cuidar do Corpo de Cristo, (Corpo de Cristo é um termo comum, ao mesmo tempo complexo, que se refere aos membros de Sua igreja ao longo da história). O corpo de Cristo é a Igreja, composta por todos aqueles que aceitaram Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal. Cada cristão, então, é uma parte do corpo de Cristo. Os diáconos são parte deste Corpo, que precisam estar capacitados, motivados e em constante amadurecimento, para fazer o importante trabalho de apoio ao Ministério Pastoral, para cuidar dos membros do Corpo de Cristo para que eles amadureçam em sua Fé.

Cleivson Moura Vieira
Diácono e Vice Presidente da IBBP

Recentes

Mensagem - A importancia da igreja local

Pastoral

A importância da Igreja local

Mensagem - Despertamento Espiritual

Pastoral

Despertamento Espiritual

Mensagem - Família

Família

Família

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.