Mensagens

13/11/2017 11:10 - Atualizado em 13/11/2017 11:10

Diaconia

No dia 11 de novembro, comemora-se, nas igrejas batistas da Convenção Batista Brasileira, o Dia do Diácono (e da Diaconisa)!

A diaconia é uma atividade eclesiástica privilegiada, nos textos bíblicos. É da responsabilidade de pessoas escolhidas para exercê-la e apoiar a liderança pastoral. Aos que a exercem, incluindo, outras atividades da Igreja, impõe-se a seguinte atribuição arguitiva: como desenvolvê-la de modo excelente?

No Velho Testamento, há lições de Jetro a Moisés, especificamente nos textos do Capítulo 18 do Livro de Êxodo. Naqueles ensinamentos, o sogro orienta ao seu genro como organizar e administrar a Nação Israelita para o cumprimento da missão dada por Deus.

No Novo Testamento, há, igualmente, os ensinamentos de Paulo, firmados nos rudimentos veterotestamentários. São lições preciosas à capacitação de lideranças para os ministérios, nas igrejas apostólicas primitivas. Esses ministérios, são denominados, pelo apóstolo, de Dons (Romanos 12.6-8, 1 Coríntios 12.4-11, Efésios 4.11) concedidos pelo Espírito Santo de Deus!

Nesse contexto bíblico, Paulo escreve a Timóteo, ensinando-o que a diaconia deveria ser exercida por homens e mulheres. Aqueles, “não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé numa consciência pura” (1Timóteo 3.8-9). E, às mulheres “sérias não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo” (1 Timóteo 3.11).

Assim, antes de exercerem o diaconato, as mulheres e os homens serão “provados” e “se forem irrepreensíveis” e boas esposas e bons esposos e governarem “bem a seus filhos e suas próprias casas” (1Timóteo 3.10 e 12).

Convocados para a diaconia, as mulheres e os homens se dispõem, naturalmente, a cooperar e a coparticipar, nos demais ministérios da Igreja Batista do Barro Preto (IBBP). Isso tem sido feito, pelas diaconisas e diáconos, a despeito de circunstâncias adversas que lhes impossibilitem de ser úteis ao serviço, na proclamação da Palavra de Deus, da Igreja. Por isso, não se hesitam em colocar-se na total dependência do Deus Vivo e Poderoso!

Afinal, pela graça e misericórdia de Deus, estamos conscientes de nossas responsabilidades, na diaconia da IBBP. E a exercemos, com dedicação, zelo e amor, a fim de que a missão eclesiástica, firmada na visão divina e doada à liderança desta Igreja, seja fielmente cumprida.

Isaac de Souza, Diácono

Recentes

Mensagem - O Culto Cristao

Pastoral

O Culto Cristão

Mensagem - Dia Batista de Oracao Mundial

Oração

Dia Batista de Oração Mundial

Mensagem - CEU

Evangelismo e Missões

Campanha de Evangelização Urbana

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.