Mensagens

7/05/2018 11:47 - Atualizado em 7/05/2018 11:47

Família, uma instituição divina

Nos tempos atuais há muitos questionamentos sobre a família. Na verdade o mundo tenta negar todos os valores que sustentaram e sustentam a família desde a sua instituição.

Através da família, a sociedade se estrutura de maneira harmoniosa, coerente, dinâmica e natural. O que seria da sociedade se não existisse a família? Deus não poderia ter “inventado” nada melhor que a família para conseguir integração, desenvolvimento e bom funcionamento da sociedade humana.

É inquestionável – ainda que a sociedade moderna não creia – que a família gera identidade, alicerce, proteção e cobertura.

A família é o lugar onde se expressa e se desenvolve a plenitude da capacidade afetiva, psicológica, física e espiritual do homem e da mulher.
Além disto, a família existe em função do propósito eterno de Deus, para cooperar com a sua realização. Deus quer ser pai de uma grande família.

Em Malaquias 2.15 o profeta indaga: “E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito…”

Não foi Adão quem quis ter uma família, mas Deus. Em Gênesis 2.18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”

Deus não deu ao homem uma simples companheira, mas uma auxiliadora idônea, para que neles e através deles pudesse realizar Seu plano.
A família foi criada e existe para cooperar com o propósito eterno de Deus de ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus Cristo.

Dietrich Bonhorffer, um mártir cristão, escreveu, de dentro de uma prisão nazista, a uma sobrinha que estava para se casar: “O casamento é mais do que simplesmente vosso amor de um para com o outro. Tem uma dignidade e poder mais elevados, pois é o santo mandamento de Deus, por meio do qual Ele deseja perpetuar ao raça humana até o fim dos tempos. O vosso amor, diz respeito apenas a vós nesse mundo, mas no casamento, sois um degrau na escada das gerações, através da qual Deus faz vir e passar sua glória, e chama a seu reino. Em vosso amor, vedes o céu de vossa felicidade, mas em vosso matrimônio estais colocados em um posto de responsabilidade em relação ao mundo e a humanidade. Vosso amor é a vossa posição particular, mas o casamento é algo mais que o pessoal; é um estado, um ofício.”

A família cristã, sobretudo, tem a responsabilidade de preservar os princípios e os valores que o Senhor estabeleceu quando de sua instituição.
O mundo, por mais violenta que seja a sua reação contra a família, não poderá jamais anular o que Deus criou. A família pertence a Deus!
Agradeçamos, pois, a Deus a família que Ele nos deu.

Pr. Arlécio Franco Costa 

Recentes

Mensagem - Com Jesus que diferenca

Pastoral

Com Jesus, que diferença!

Mensagem - Missoes e minha responsabilidade

Evangelismo e Missões

Missões é minha responsabilidade

Mensagem - E sua obrigacao sim

Pastoral

É sua obrigação, sim!

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.