Mensagens

3/10/2016 11:50 - Atualizado em 3/10/2016 11:50

Filhos são herança do Senhor

“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor…” (Salmo 127.3a)

A palavra herança aqui significa uma dádiva por vontade do Doador. Cada criança nascida é um gracioso presente de Deus, um legado de amor do Senhor confiado aos nossos cuidados para ser amado, cuidado com carinho, provido e moldado apropriadamente para a Sua glória.

“e o fruto do ventre o seu galardão.” (Salmo 1273b)

Galardão aqui significa algo dado livremente pela generosa decisão do Doador.

Porém, só porque coloquei uma criança no mundo, troquei suas fraldas, lavei mamadeiras, etc, não significa que receberei uma grande recompensa. Criar filhos, provavelmente, é uma das poucas tarefas do mundo em que o pagamento só é recebido, se o serviço for bem feito.

a) Recompensas negativas: (vergonha, tristeza, ódio, amargura e sofrimento)
Pv 10.1 - ” Um filho sábio alegra a seu pai; mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe.”
Pv 15.20 - ” O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe.”
Pv 17.25 - ” O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para quem o deu à luz.”
Pv 29.15 - ” A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”

b) Recompensas positivas:
Pv 29.17 - “Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração (dará delícias à tua alma).” Ou “Discipline o seu filho, e ele lhe dará felicidade e paz de espírito.”
Pv 23.24-25 - “Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz.”

Mas, um dia, mais cedo do que imaginamos, eles se vão. E não vamos nos lembrar da bagunça, da confusão, dos momentos embaraçosos. Vamos apenas nos lembrar das horas alegres que passamos juntos. Poderiam existir mais, se tivéssemos olhado para eles como uma benção do Senhor.
“Como flechas na mão dum homem valente…” (Salmo 127.4a)

Aqui, nossos filhos são comparados a flechas. Flechas são uma fonte de proteção, talvez na nossa velhice. Porém, flechas, diferente das espadas, podiam ir onde os guerreiros não podiam alcançar. Pois é assim com nossos filhos. De muitos lares de Deus, flechas alcançaram aos confins da terra, levando a mensagem do evangelho.

Porém, flechas têm que ser feitas. Elas não acontecem simplesmente. Deus nos dá uma criança como um pedaço tosco de madeira e nos pede para conformá-lo. Então, nós talhamos, lixamos e polimos, transformando-o numa flecha, longa e forte.

Portanto, nossos filhos não são apenas uma herança. Eles são um depósito sagrado. Deus os empresta para nós por um tempo, para que os preparemos para Seu uso. Eles realmente pertencem a Ele, e seria melhor se reconhecêssemos isso o quanto antes, para estarmos mais atentos ao processo de conformação. Uma forma de reconhecer isso é dedicá-los ao Senhor.

Roberto Rinaldi
(extraído de www.montesiao.pro.br)

Recentes

Mensagem - O coracao de pastor

Pastoral

O coração de Pastor

Mensagem - Lideranca Espiritual

Educação Cristã

Liderança Espiritual

Mensagem - Lideranca Espiritual

Educação Cristã

Liderança Espiritual

Comentários

  1. Nivalde Teixeira de abreu disse:

    Toda honra e Glória ao nome do Senhor. Tenho sido muito edificado com as Pastorais e estudos dos amados pastores do Barro Preto.
    Para mim esta Igreja é um referencial de fé e seriedade no Cristianismo.

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.