Mensagens

24/08/2017 15:16 - Atualizado em 24/08/2017 15:16

Jovem Batista

Agosto é o mês da Juventude Batista.

E a Palavra de Deus, em 1 João 2.13-17 tem uma mensagem propícia à juventude: “Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno… Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente”.

João menciona três verdades sobre o jovem cristão: fortaleza, permanência da Palavra de Deus e vitória sobre o maligno.

Sobre a primeira verdade, ele diz: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes”. É interessante perceber que o ancião, o apóstolo do amor diz que a razão de ter escrito aos jovens de seu tempo, é porque eles eram fortes. Claro que a característica primeira da juventude é seu vigor, fortaleza, força. Porém, se atentarmos para o cerne do texto perceberemos que João não estava falando apenas de uma fortaleza física, mas acima de tudo espiritual. Afinal, ele fala de vitória sobre o maligno e exorta para que não amem o mundo, nem suas coisas; logo a fortaleza da juventude aqui é muito mais espiritual que física.

Creio que a segunda verdade mencionada por João é, de fato, a razão da fortaleza. João diz: “e a Palavra de Deus permanece em vós”. Sem a Palavra de Deus não há força, nem vigor. É a Palavra que limpa (Jo 15.3). É a Palavra que dá discernimento. Ela é a espada de dois gumes, apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4.12). É importante frisar que João diz que a Palavra era permanente na vida dos jovens de sua época. A força gerada pela permanência da Palavra na vida de alguém é tamanha que Jesus diz: “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). Que poder Jesus dispensa àqueles que deixam a Palavra permanecer em suas vidas!

A terceira verdade é mencionada por João duas vezes: “já vencestes o maligno”. Quem não gostaria de pisar na cabeça do inimigo de nossas almas? João diz que este é um fato real para aquele que se fortalece pela permanência da Palavra de Deus em sua vida. Para o jovem, em cujo coração permanece a Palavra de Deus, os ensinos heréticos, as tentações satânicas já estão derrotadas.

Neste mês da juventude é bom nos olharmos no espelho oferecido por João. Ele diz que o jovem cristão é forte, a Palavra de Deus habita nele e que já venceu o maligno. Isto é fato em sua vida?

                                                                                                                                   

Pr. Gilvan Barbosa Sobrinho
(Pastor da PIB de Teresina,PI)

Recentes

Mensagem - Parabens professor

Educação Cristã

Parabéns, professor(a)!

Mensagem - Dividas o que fazer

Pastoral

Dívidas! O que fazer?

Banner Site Adorarte

Artes

A arte que Proclama o Reino

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.