Mensagens

12/12/2015 17:59 - Atualizado em 12/12/2015 18:09

Lama e Água

“Se a tua lei não fora todo o meu prazer, há muito teria perecido na minha angústia”. Salmo 119.92

Dois temas atualmente estão entre os mais comentados em qualquer ambiente social: A “água” e a “lama”. O debate sobre a escassez da água potável no planeta Terra há muito já é destaque, mas nunca esteve tão em alta quanto nos últimos dias. Já a lama… Essa é novidade para nós!

Sinceramente nunca pensei sobre a definição de lama. Também não me lembro de ter estudado a fundo sobre os componentes da lama. Lama é lama, oras! Para nós leigos, ela é de pouco proveito. Quanto à água, a história é bem diferente. Aprendemos desde cedo nas salas de aula sobre a sua importância para a manutenção da vida, sobre a sua composição química, seus estados físicos, seu papel no meio ambiente. Sabemos sobre o curso de um rio, sobre o Ciclo da Água, sobre as marés. Reconhecemos o seu valor quando cantando aquela famosa música que diz “Terra, planeta água”.

Lama e água parecem opostos. Temos visto bem mais de perto do que gostaríamos o poder devastador da lama, seja ela concreta ou abstrata. A lama concreta sujou o rio, acabou com a moradia de centenas de pessoas, matou fauna e flora. A lama abstrata arruinou sonhos, levou embora a esperança e é composta por ambição, sede de poder e corrupção.

Apesar de conhecermos tão pouco dessa lama concreta, a lama abstrata é nossa companheira. O Rei Davi no Salmo 69 diz que se sente atolado em um lamaçal e clama a Deus por socorro. Nas inúmeras reportagens sobre o desastre em Mariana assisti grupos de voluntários limpando aquele lugar. Alguns com pás, outros com rodo, mas com eles aprendi que é impossível limpar lama sem usar a água.

Sim, em nossos corações a lama está impregnada também. Seja a lama do pecado ou da angústia, medo e desesperança, corremos o risco de como Davi também nos sentirmos atolados. Mas em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo nos mostra o caminho para a limpeza: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela para a santificar, com a lavagem DA ÁGUA, pela PALAVRA”.

A BÍBLIA, a Palavra de Deus, é a chave para a limpeza do nosso interior. Nas Escrituras encontramos o remédio para nossos pecados e o alívio para nossas dores. É no estudo e deleite das Escrituras que descobrimos a razão para ter fé, ter sonhos, ter esperança. Nova vida torna a brotar, campos verdes e férteis! É na Lei do Senhor que encontramos a Água Viva, aquela que faz jorrar, dentro de nós, fontes de águas que limpam lama e produzem vida!

Andréa Ramos Costa Guimarães

Recentes

Mensagem - A importancia da igreja local

Pastoral

A importância da Igreja local

Mensagem - Despertamento Espiritual

Pastoral

Despertamento Espiritual

Mensagem - Família

Família

Família

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.