Mensagens

30/10/2015 16:55 - Atualizado em 30/10/2015 16:55

Lutero: Sobre a Reforma Histórica e a nossa reforma cotidiana

Há 498 anos, Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante. Esse movimento significou mudanças sociais e políticas na Europa do século XVI, mas essencialmente a renovação espiritual do Cristianismo que se estendeu, ao longo desses anos, por todo o mundo.

Qual era o mundo no qual Lutero vivia?

Muitos críticos atacavam a vida de riqueza e luxúria dos líderes cristãos católicos, se escandalizavam com o comércio da fé pela venda de indulgências e as disputas por cargos eclesiásticos. O Renascimento contribuía significativamente para a valorização do humanismo e do individualismo. Reis e burgueses questionavam a autoridade papal. O desenvolvimento comercial e a ampliação da noção de mundo com as Grandes Navegações fechavam esse cenário.

Em um ambiente cheio de insatisfação e de transformações, quem deu o primeiro passo para a Reforma foi um monge do Sacro Império Romano-Germânico que lecionava na Universidade de Wittenberg.

Um monge estudioso, atormentado pela ideia da justiça de Deus. Estudando a Bíblia concluiu que o homem era incapaz de se redimir por sua própria força ou por boas ações e que obteria a salvação apenas pela generosidade de Deus (Efésios 2: 1-6).

Em 1517, com as “95 Teses”, Lutero estabelecia as bases das igrejas protestantes.

Até 1520 as ideias de Lutero foram publicadas com a incrível tiragem de 600 mil exemplares e muitas outras vozes se ergueram contra a Igreja: Zwinglio, Muntzer, Calvino… Entoando “Castelo forte é nosso Deus”,um dos muitos hinos compostos por ele, Lutero motivou e encorajou aqueles que assumiram uma postura divergente à hegemonia do pensamento católico.

O que moveu Lutero?

O que moveu Lutero foi a SOBERANIA de Deus que permitiu as mudanças culturais, sociais e econômicas de seu tempo e que o usou como INSTRUMENTO para divulgar a VERDADE, a sua PALAVRA.

E o que nós temos com isso além de frequentar uma igreja protestante?

A exemplo de Lutero nos cabe estabelecer, à luz da Palavra, as prioridasdes de nossa vida:

Sola scriptura: Reconhecendo as Escrituras como única regra de fé e de conduta;  

Sola fide: Compreendendo que é somente pela fé que somos justificados;

Sola Christus: Professando que Cristo é o único medidador entre Deus e os homens e portanto o único nome pelo qual devamos ser salvos;

Sola gratia: Vivendo na certeza de que é apenas pela graça, expressão maior do amor de Deus, que temos acesso ao Pai;

Soli Deo gloria: Declarando através de nossa vida que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. 

Você tem feito a sua reforma cotidiana?

Profª Wany Borges

Recentes

Mensagem - Parabens professor

Educação Cristã

Parabéns, professor(a)!

Mensagem - Dividas o que fazer

Pastoral

Dívidas! O que fazer?

Banner Site Adorarte

Artes

A arte que Proclama o Reino

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.