Mensagens

24/08/2015 19:22 - Atualizado em 24/08/2015 19:22

Mudando o mundo amando as crianças

Soa como uma história de 500 anos atrás, mas na verdade trata-se de um novo fenômeno que começou há aproximadamente 15 anos na África Central e que vem crescendo e se espalhando por outros cantos.

Para resumir o problema, na miséria da África a teologia da prosperidade chegou e achou solo fértil. Líderes religiosos se enriquecem vendendo o tempo todo bênçãos e promessas enquanto seus seguidores se agarram na esperança de que Deus mude sua vida financeira. Mas numa região onde as oportunidades são tão raras e os infortúnios nunca cessam, chega uma hora que as pessoas questionam por que Deus não tem sido fiel visto que eles são dizimistas e ofertantes fiéis.

Conhecedores do medo que habita a alma do seu povo, estes líderes lançam a culpa em uma criança da família. Dizem que a tal criança possuí um espírito de bruxo que se não for retirado trará maiores desgraças para sua família. Com isso eles aproveitam para oferecer o trabalho de libertação da criança, pelo qual cobram em média o equivalente a três meses de salário mínimo da região. A maioria das famílias não pode pagar por este serviço, mas seu medo de que algo ruim aconteça é tão grande que elas abandonam seus filhos longe de casa, geralmente no meio de florestas ou em estradas remotas e escuras.

Originalmente nosso objetivo era desenvolver um projeto educacional para mudar esta mentalidade e confrontar os líderes para reavaliarem seus sermões. Mas chegamos à conclusão que isso é quase impossível. Passamos a realizar cruzadas públicas, reuniões em vilas e tribos no intuito de abrir os olhos do povo mostrando no Evangelho que Jesus nunca concordaria com tais práticas, e o quanto as crianças são importantes para Ele. Mesmo assim, à medida que caminhamos por aquela terra deparamos com muitas crianças abandonadas à morte e as resgatamos. Algumas delas, conseguimos localizar suas famílias e fazer um longo trabalho de mudança de mentalidade e por fim a reconciliação. Mas para outras infelizmente não conseguimos.

Hoje temos um orfanato com 38 delas, sendo amadas, bem cuidadas e estudando. Porém a manutenção deste projeto tem sido um desafio diário para nós. Orem por nós!

Leia o artigo completo na página do Ministério JA

Leo Santos
Presidente do projeto Way to the Nations (WN) na Nigéria

Recentes

Mensagem - Luzes do Natal

Artes

Luzes do Natal

Mensagem - Nasceu a esperanca

Pastoral

Nasceu a esperança!

Mensagem - Missoes no Oeste da Africa

Evangelismo e Missões

Missões no Oeste da África

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.