Mensagens

11/07/2016 9:54 - Atualizado em 11/07/2016 9:54

O segredo da benção é o como você se relaciona com Deus

“E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor.” I Samuel 7.2 

“Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.” 1 Crônicas 13.13-14

A Arca trazia à memória do povo de Israel “grandes coisas que o Senhor tinha feito por eles” durante a sua libertação da escravidão do Egito. Era a lembrança da própria Trindade divina para Seu povo.

Nestes dois textos encontramos dois exemplos de relacionamento com Deus o primeiro é de Abinadabe: A Arca que simbolizava a presença de Deus para o povo de Israel permaneceu durante 20 anos na casa de Abinadabe e foi um período de LAMENTAÇÂO . Mas, por que será que a casa de Abinadabe não sentiu-se abençoada nesse tempo em que a Arca esteve em sua casa? Entendo que Abinadabe não deu importância à presença de Deus em sua casa. Talvez, para ele, era um “baú velho” encostado num canto da casa, guardado até que alguém o reclamasse. Muitas vezes, não temos cultivado a presença de Deus em nossa casa; não temos dado o devido valor à Palavra de Deus em nossas mãos, em nossa língua, ao nosso alcance. Abinadabe não deu importância ao seu conteúdo, sua origem, seu significado e seus efeitos. Talvez nunca a abriu para ver o que havia lá! Talvez nunca falou para seus amigos sobre a riqueza espiritual e cultural que tinha em sua casa. Comparo essa atitude ao espírito de uma vida cristã de aparências, de conformismo com o mundo, a secularização da nossa fé e um formalismo de aparências que tem dominado a muitos corações nos nossos dias; nunca desejaram conhecer as riquezas da glória de Deus que há em Sua Palavra; nunca a abriram para lê-la com fome de Deus! não cultivamos uma vida cheia do Espírito do Senhor, não cultivamos uma vida de integridade muitas vezes compactuamos com a injustiça. Abinadabe estava satisfeito com a vida que estava levando…Comodismo! Perdeu a bênção!

E por que a casa Obede-edom e tudo quanto ele possuía foram abençoados durantes apenas os três meses em que a arca permaneceu em sua casa?

Entendo que Obede-Edom valorizou a presença de Deus em sua casa. Sem idolatrar o deus da vaidade, da arrogância, da prepotência e sobre tudo o deus dinheiro! Adorou e louvou com sinceridade de Coração o Deus que criou o céu e a terra com reverencia e coração contrito reconhecia a presença de Deus em seu lar, e por tudo que ela significava. Ele buscou a Deus diligentemente: eu consigo imaginar ele realizado cultos todos os dias em sua casa, com a presença de seus amigos e vizinhos, celebrando a libertação do povo de Israel do Egito, falando do significado de cada peça que estava na Arca. Foi uma bênção para ele, sua família e seus amigos.

Quando penso sobre este episódio nas Escrituras e eu me faço algumas perguntas:

• Eu e minha casa estamos dando o devido valor a Palavra de Deus (as tábuas da Lei)?
• Eu estou efetivamente dando testemunho da salvação ? ( o mana de Cristo)
• Eu estou permitindo que o Espírito Santo Florença em minha vida?(o Bordão de Arão, a Vara que floresceu)
• Eu estou sendo um servo de Deus que desfruta do privilegio e da comunhão da igreja ?Participando dos seus trabalhos e ministérios, da EBD, dos Grupos de comunhão, da evangelização, visitando os irmão e também as congregações ? É tempo de buscarmos a presença do Senhor pra dentro de nossa casa, em nossa vida, mas sobre tudo valorizar e cultivar o melhor relacionamento com Deus.

Que Deus nos abençoe

Pr Valquimar Machado 

Recentes

Mensagem - O coracao de pastor

Pastoral

O coração de Pastor

Mensagem - Lideranca Espiritual

Educação Cristã

Liderança Espiritual

Mensagem - Lideranca Espiritual

Educação Cristã

Liderança Espiritual

Comentários

  1. Nivalde Teixeira de abreu disse:

    Toda honra e Glória ao nome do Senhor. Tenho sido muito edificado com as Pastorais e estudos dos amados pastores do Barro Preto.
    Para mim esta Igreja é um referencial de fé e seriedade no Cristianismo.

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.