Mensagens

12/05/2013 0:43 - Atualizado em 12/05/2013 0:46

Por que o mês da Família?

Sou do tempo em que as datas denominacionais eram mais cristalizadas em nossas igrejas.

Março, só se pensava em Missões. Abril era o mês da Escola Dominical. Agosto, juventude. Setembro, mês de Missões Nacionais e Novembro, Educação Teológica.

Se por um lado era bom, pois marcava em nossas mentes essas ênfases, por outro caíamos em associar essas ênfases somente nos meses pré-determinados.

Missões deve ser uma constante ênfase, não somente em Março ou Setembro. Falar sobre a importância da EBD e da Educação Cristã também deve ser uma conscientização permanente.

O mesmo acontece em relação à Família. Nas igrejas Batistas, especialmente, o mês do Lar ou da Família é em Maio. Sempre foi. Não sei por que Maio foi escolhido. Será por que se comemora neste mês o dia das Mães? Por que não seria, então, em Agosto, dia dos Pais? Ou em Outubro, quando há o dia das crianças?… Deixa isso pra lá!…

Dar uma ênfase à Família num determinado mês é válido por alguns motivos.

Em primeiro lugar, porque o mês se transforma num mutirão a favor do tema. Mutirão, como o próprio nome diz, é uma união voluntária de várias pessoas para um propósito benéfico. A Família, como instituição, se sente abençoada e ajudada em seus desafios.

Em segundo lugar, a própria igreja recebe os benefícios dessa mobilização. Lembro-me que quando a igreja de que fazia parte realizava suas conferências evangelísticas… Não somente vidas eram ganhas para Cristo, mas a própria igreja recebia as bênçãos através da união dos irmãos para atingirem o propósito.

Em terceiro lugar, ao realizar o mês da Família, a igreja transmite para as próprias famílias a sua importância. Essas se sentem abençoadas e percebem que a igreja as valoriza e investe em seu fortalecimento.

Por último, quando a igreja celebra o mês da Família, de uma forma grandiosa e marcante, alcançando assim não somente as Famílias da própria igreja, mas de toda a comunidade em que está inserida, ganhará muitas vidas para Cristo, além de oferecer uma proposta bíblica para os problemas que as famílias enfrentam nos dias de hoje.

Sempre afi rmo que defender o casamento, a Família e capacitar as pessoas a viver uma vida familiar agradável, são tão importantes aos olhos de Deus quanto realizar Missões, Evangelização, Ação Social e tantas outras nobres tarefas da igreja de Cristo na face da terra.

Pr. Gilson Bifano – Ministério Oikos

Recentes

Mensagem - O Culto Cristao

Pastoral

O Culto Cristão

Mensagem - Diaconia

Diaconal

Diaconia

Mensagem - Dia Batista de Oracao Mundial

Oração

Dia Batista de Oração Mundial

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.