Mensagens

24/04/2017 14:43 - Atualizado em 24/04/2017 14:46

Proclamadores do Reino da Esperança: EBD – Uma linda história

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra” (Salmo 119.105a)

A EBD nasceu na Inglaterra na época da Revolução Industrial. O ambiente era de pobreza e analfabetismo. Crianças e adolescentes trabalhavam seis dias por semana nas fábricas e no domingo perambulavam maltrapilhas pelas ruas… Não havia legislação que os protegesse, nem escolas públicas.

Em resposta aos desafios da época, a EBD surge como veículo da maravilhosa graça do Senhor, através de Robert Rakes,um cristão da Igreja Anglicana. Rico, culto e dono de um jornal semanal, empregou “seus” recursos para criar a EBD. Ajudando prisioneiros, descobrira que muitos vinham de uma infância desassistida material, cultural e espiritualmente. Não se omitiria.

Criou a primeira classe de EBD em 1780. Contratou uma professora que lecionava domingo de 10 às 17:30 horas. Além do ensino secular, o conteúdo bíblico era ministrado. Rakesfornecia ainda material escolar, alimento, além de brindes… A professora, no entanto, desistiu.

Com a convicção de que esta ideia lhe vinha de Deus, Rakes providenciou outros lugares e professoras. As experiências agora davam frutos. As crianças e adolescentes se desenvolviam. Ele mesmo,ensinava a Bíblia nas escolas. Divulga então assuas ideias através do seu Jornal.

Rakes sofreu pressões, mas insistiu. Em outras cidades, pessoas eram tocadas por Deus e ,inconformadas com a situação social, uniam-se a ele. Dentre elas, um próspero diácono batista, William Fox, que, com seus recursos já fizera experiência semelhante em sua região; outro foi John Weslley, o grande avivalista, que também muito se preocupava com as condições sociais contrárias à vontade de Deus; e vários outros… A ideia de Deus se espalhava, atingindo milhares de pessoas.

O que Deus não fará, através de alguém que se apaixona pela Sua vontade e a ela aplica os recursos que dEle tem recebido? Em 1787a EBDjá possuía 250 mil alunos e chega a outros países. O poder público, enxergando sua omissão através daquela luz que brilhava, começa a abrir escolas.Com as mudanças no contexto social, a EBD mudou seus objetivos, sem perder oessencial: o ensino da Bíblia como veículo parase conhecero Senhore agir segundo a Sua vontade.

Hoje, grande parte das igrejas evangélicas tem sua EBD, com o propósito de levar seus alunos a um viver mais profundo e mais relevante no mundo, através do seu relacionamento com Deus e com a Sua Palavra, como foi a vida do seu fundador.

Você é aluno de alguma Classe da EBD de sua igreja? Se não, o que está esperando? Vamos examinar o que Deus tem a nos dizer através desse livro precioso?

A EBD de sua igreja espera por você! Matricule-se!

(Informações extraídas de artigo do “O Jornal Batista” de 13/07/1980- Bicentenário da EBD)

Isabel da Cunha Franco
Assessora do Ministério de Educação Cristã 

Recentes

Mensagem - AgostoJA

Jovens e Adolescentes

AgostoJA – A Cultura do Reino

Mensagem - Evangelizacao da Familia

Evangelismo e Missões

Evangelização da Família

Mensagem - CEU

Evangelismo e Missões

CEU - Campanha de Evangelização Urbana

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.