Mensagens

2/05/2016 15:55 - Atualizado em 2/05/2016 15:55

Santificação: Vidas em construção! (Neemias 2.17-18)

O texto bíblico nos mostra que nos tempos de Neemias, os muros de Jerusalém estavam completamente destruídos.  A cidade estava em miséria, completamente arrasada.  O povo de Deus havia se afastado dos caminhos do Senhor.  Não havia um homem sequer para dar testemunho do Deus vivo. Que situação terrível!

Qual foi a ação de Deus para reconstruir aquela cidade e acabar com a destruição e falta de esperança daquele povo? Será que Ele enviou um exército de homens fortes e valentes para ajudá-los? Não! Deus levantou apenas um homem: Neemias.

Mas afinal, quem era esse homem?

Neemias servia como copeiro do rei da Pérsia, no meio de um povo pagão. Ele, porém, não se deixou contaminar com a impiedade que reinava ao seu redor. No meio de tanto pecado, imoralidade, sensualidade e ausência de Deus, Neemias permaneceu firme na caminhada santa com Deus.

Ouvindo falar que Jerusalém estava arrasada, ele ficou extremamente triste e sem forças para fazer qualquer coisa. Mas esse fardo pesado que entrou no seu coração, fez com que ele passasse a maior parte do tempo orando, jejuando e chorando (Neemias 1.4,11). 

Ele estudou a Palavra de Deus com intensidade, sempre buscando entender o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Até que, no tempo certo, Deus lhe abriu uma porta, de forma sobrenatural, para que ele fosse ajudar o seu povo a reconstruir os muros destruídos.

Ao encontrar-se com os sobreviventes daquela tragédia, ele, juntamente com Esdras, começou a pregar e dizer o que Deus havia colocado em seu coração. As pessoas começaram então a se arrepender e, assim, começou um despertamento para uma vida de santificação.

Esdras, o escriba, tomou as Escrituras e, em praça pública, diante da multidão se ajuntou como um só homem, passando a ler toda a Lei, dando explicações, de maneira que povo pudesse entender.

O resultado foi um quebrantamento espiritual, com a confissão de pecados e súplicas pela misericórdia de Deus para aquela nação.

Amados/as, essa é a receita para santificação. A transformação que a Palavra de Deus exige de nós, crentes no Senhor Jesus, acontece quando nos arrependemos dos nossos pecados – todo pensamento impuro e as obras da carne que ainda não foram transformadas pelo Espírito Santo (Gálatas 5:19-21) – permitindo que o Espírito Santo construa em nós um caráter semelhante a Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Fomos salvos por Jesus Cristo, para sermos luz do mundo e andarmos em santidade, pois Deus é santo e Ele quer que sejamos parecidos com Ele.

Este é o tempo para a construção de uma vida santa diante do Senhor.

Busquemos, pois, a santificação.

Pr. Arlécio Franco Costa

 

Recentes

Mensagem - Luzes do Natal

Artes

Luzes do Natal

Mensagem - Nasceu a esperanca

Pastoral

Nasceu a esperança!

Mensagem - Missoes no Oeste da Africa

Evangelismo e Missões

Missões no Oeste da África

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.