Mensagens

25/08/2014 20:01 - Atualizado em 25/08/2014 20:02

Seja um conector

O imperativo “Seja a Conexão” traz consigo diversas reflexões importantes sobre a vida cristã. Dentre elas, a disponibilidade em ser instrumento de Deus para a propagação de sua palavra. Certamente, a maravilha de crer no Deus pessoal é a possibilidade de relacionamento com Ele, e, consequentemente, a transformação pela Sua Palavra de vida. A conversa de Jeremias (Jeremias 1.4-19) com Deus expressa tal relacionamento de amor, e com ela, um grande imperativo a Jeremias: Seja a conexão. Obviamente, tal momento nos mostra algumas lições.

Interessante notar, inicialmente, que é a Palavra de Deus que vem a Jeremias (v. 4). Deus sempre toma a iniciativa de falar a nossos corações. Vemos Deus, diante de nossa natureza pecaminosa e contestadora, a nos mostrar um novo caminho de mudança de nosso projeto mau. Nessa conversa, Deus demostra Seu imenso conhecimento sobre nossas vidas, conhece as esquinas de nossa trajetória, mostrar-nos com Sua luz nossas iniquidades (Salmo 90.8) e nos chama a viver Sua vontade. Isso nos leva à primeira lição: ser instrumento de Deus é crer que Ele nos ama, nos conhece e nos chama para viver uma vida nova.

Diante de tamanho conhecimento e desafio, Jeremias estremece e se vê como homem limitado e frágil. Em seu grito homérico, deposita diante de Deus suas fraquezas, seus medos e infantilidade diante da vida (Jeremias 1.6). Mas o fantástico é observamos Deus olhando para nossa existência, pequenos diante das adversidades e, ainda assim, a erguer-nos e nos levar à compreensão de que, sem Ele, nada podemos fazer. Portanto, a segunda lição dada por Deus é que, ser instrumento de Deus é reconhecermos nossa pequenez, mas também é crer que Deus nos capacita para fazer Seu querer; que nos amadurece, tirando-nos da infantilidade espiritual, auxiliando-nos nos desafios da vida.

Ser conexão é também transmitir a mensagem do Senhor, a Sua Palavra. A nossa terceira lição está em reconhecer a responsabilidade e importância da Palavra de Deus. Ser instrumento de Deus é reconhecer o caráter vivificador de Sua Palavra, e seu peso para a existência humana. Em nossa natureza caída, Deus nos toca (Jeremias 1.9), transforma nossos lábios de corrupção para que possamos levar essa Palavra, Palavra viva (Gênesis 3.8), maior do que nossos pensamentos, vivificadora, que produz frutos eternos (Isaías 55.11,12) e, principalmente, que nos leva à vida eterna (João 6.68); é fonte de salvação para a humanidade caída. Ser instrumento de Deus é compreender a importância dessa Palavra e a responsabilidade em ser instrumento do Deus da Palavra.

Jeremias se torna conexão de Deus para um povo caído em suas mazelas. Tal experiência o fez ser um dos grandes homens de Deus, que O conheceu mesmo nos momentos mais dramáticos de sua trajetória e o reconheceu como Senhor, Aquele a quem aguardou em silêncio por Sua salvação (Lamentações 3.26).

E você? Deus te chama para ser instrumento de conexão. O que dirá nessa conversa? “Eis-me aqui, Senhor!”, ou, simplesmente, continuará surdo quando Deus lhe chama para conversar?

João Paulo Ferraz Oliveira

Recentes

Mensagem - Persevera, Mulher de Deus

Educação Cristã

Persevera, Mulher de Deus

Mensagem - Dízimos e Ofertas

Pastoral

Dízimos e Ofertas

Mensagem - Lideranca Espiritual

Pastoral

Nunca mais seremos os mesmos

Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os campos são obrigatórios.